Home » Esporte » Esporte [+] » Travessia Itaparica-Salvador acontece neste sábado com rígido protocolo de segurança
- Atualizado em 17/12/20 às 09h08

Travessia Itaparica-Salvador acontece neste sábado com rígido protocolo de segurança

A antiga Mar Grande-Salvador acontece neste sábado (19)

Foto: Willyam Nascimento / FBDA

Redação VN
redacao@varelanoticias.com.br

Uma das travessias mais importantes do mundo, a Itaparica-Salvador acontece neste sábado (19). A prova, que já se chamou Mar-Grande Salvador e Travessia Baía de Todos-os-Santos, tem saída da Praia de Gameleira, em Vera Cruz. A largada está prevista para às 7h30 e a chegada acontece, excepcionalmente nesta edição, no Yacht Clube da Bahia, realizador da prova, em parceria com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA).

Iniciada em 1955, a prova acontecerá pela primeira vez com o novo nome, e terá uma série de protocolos de segurança sanitária, visando o bem-estar dos atletas e colaboradores. Para conter a disseminação da Covid-19, e respeitar os decretos determinados pelo poder público, serão apenas 84 nadadores. Além disso, não será permitida a presença de público. Todos os atletas terão que usar máscaras enquanto não estiverem na água. A FBDA também irá promover uma rígida anamnese a todos os nadadores: quem apresentar sintomas do novo coronavírus, não poderá participar da competição. O local de chegada, tradicionalmente na Praia do Porto da Barra, será neste ano no próprio Yacht Clube, para que não haja nenhuma aglomeração na praia.

A Federação provou que pode organizar eventos esportivos de relevância e, ao mesmo tempo, prezar pela segurança dos atletas quando, há duas semanas, houve a realização do Troféu Brasil de Maratonas Aquáticas, também no Yacht. Com a presença dos principais maratonistas aquáticos do país, o torneio foi um grande sucesso e foi exemplo de organização e respeito às medidas de segurança.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Para este sábado, atletas de alto nível da natação estarão nas águas. A principal atração é Allan do Carmo, maior campeão da Travessia, com seis títulos. Ele vai tentar fazer história e conquistar o primeiro título da prova na sua nova fase.

A Travessia Itaparica-Salvador conta com apoio da Capitania dos Portos que, durante as 4h de prova, vai limitar o trânsito de grandes embarcações na Baía de Todos-os-Santos, dando maior segurança aos participantes.



COMENTÁRIOS
RELACIONADAS