Varela

O apresentador

Raimundo Varela teve várias profissões antes de chegar à comunicação. Trabalhou numa fábrica de cimento, no CIA e chegou a diretor de um clube social na Cidade Baixa, Salvador. Lá o apresentador deu os primeiros passos de uma carreira de sucesso.

Começou na TV Itapoan como jurado no programa de Waldir Serrão, onde ganhou status fixo. Empolgado com o talento do jovem jurado, o diretor de programação da época quis garantir a revelação na tela. Como ex-jogador da Associação Desportiva Leônico e do Esporte Clube Ypiranga, Varela foi convidado para ser comentarista de um programa esportivo: o “Papo de Bola”. Em seguida, ao lado de Fernando José, se tornou âncora do programa “Telesporte”, ainda na TV Itapoan. O sucesso foi tanto, que eles ganharam outro programa: “O Povo na TV”, em 1980.

Mas o apresentador sentiu a necessidade de iniciar outro projeto, ainda mais próximo da população. Passou a apresentar o “Balanço Geral”, também ao lado de Fernando José, exibido na TV e na Rádio Sociedade. Em 1990 Varela saiu da TV Itapoane partiu para novo desafio, dessa vez, em outra emissora. Em 1997, o apresentador retorna à TV Itapoan (que a partir desse ano com a compra da emissora pela Rede Record ficou conhecida como Record Bahia), e novamente comanda o Balanço Geral, a “ouvidoria do povo”.

Raimundo Varela Freire Júnior (Itabuna, 30 de Novembro de 1947) é um apresentador baiano do telejornal popular Balanço Geral. Ele foi candidato a prefeitura de Salvador mas não chegou a participar da eleição. Seu partido é PRB, do qual é presidente de honra na Bahia.