Home » Notícias » Bahia » Meteoro é visto do sul da Bahia e barulho assusta moradores
- Atualizado em 04/01/21 às 12h49

Meteoro é visto do sul da Bahia e barulho assusta moradores

Barulho foi ouvido por moradores de Brumado, Dom Basílio, Carinhanha e Livramento de Nossa Senhora

Meteoro na Bahia
Foto: Reprodução/Reprodução/Site Bramon

Redação VN
redacao@varelanoticias.com.br

Moradores do sul do estado da Bahia se assustaram com um barulho no céu neste sábado (2) após passagem de um meteoro.

De acordo com o site Braziliam Meteor Observation Network (Bramon) através de imagens foi comprovado que o estronho estava associado ao meteoro. O barulho foi ouvido por moradores de Brumado, Dom Basílio, Carinhanha e Livramento de Nossa Senhora.

“Nos dados do satélite meteorológico GOES-16 foi verificada a detecção de um flash na região entre 15:50 e 16:00. Essa detecção foi feita através instrumento GLM (Geostationary Lightning Mapper) que tem como finalidade o mapeamento das descargas elétricas ocorridas na atmosfera. Entretanto, ele também tem a capacidade de detectar a passagem de meteoros muito luminosos como o que ocorreu no interior da Bahia no último sábado”, informaram através de uma nota.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

“Podemos concluir que esse flash detectado pelo instrumento GLM do GOES-16 foi gerado pela passagem do meteoro que também gerou o estrondo sônico ouvido por vários moradores da região”, informaram a Bramon.

A rede também informou que “está trabalhando na análise dos dados para determinação da trajetória e de maiores informações a respeito desse objeto.

Tópicos: ,
Link:


COMENTÁRIOS
RELACIONADAS
-->

-->