Home » Notícias » Informação que medir temperatura na testa causa danos à saúde é falsa
- Atualizado em 02/09/20 às 12h28

Informação que medir temperatura na testa causa danos à saúde é falsa

Após informação ser divulgada, muitas pessoas optaram por fazer medição no pulso

(Foto: divulgação/GOVBA)

Redação VN
redacao@varelanoticias.com.br

A informação de que medir a temperatura na testa com o uso do termômetro digital causa danos à saúde começou a circular nas redes sociais na última semana. O fato, contudo, não passa de fake news, conforme alertou o infectologista do Instituto de Infectologia Emílio Ribas e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologista, Leonardo Weissmann.

Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o profissional explicou que não existe nenhuma comprovação científica de que a medição da temperatura na testa cause problemas de saúde. Desde a divulgação da fake news, muitas pessoas passaram a optar por fazer a medição no pulso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Na informação que circula nas redes sociais, uma voz masculina diz em um vídeo que as pessoas devem pedir que a temperatura seja medida no pulso, não na cabeça. “Aquilo ali é um raio infravermelho e atinge a glândula pineal pode causar, com o tempo, vários distúrbios na glândula e trazer consequências seríssimas”, diz o homem, enquanto uma ilustração estática de um cérebro humano é mostrada.

O medidor de temperatura passou a ser utilizado diariamente por boa parte da população antes da entrada em estabelecimentos comerciais como forma de prevenção à Covid-19.



COMENTÁRIOS
RELACIONADAS